Conheça o enredo do GRESV Imperiais do Samba para o Carnaval Virtual 2017

AXIS MUNDI – POR MINHAS RAÍZES, BATUCAI!!

Autor: Wellington Kirmeliene

SETOR I – O EIXO DOS MUNDOS
Estava lá quando a criação principiou. Quando a escuridão se partiu em um filete de luz.
Fui a árvore que recebeu os tronos da fé de Oxalá e Logunan. Envolvi com meus galhos o tempo!
Fui sustentáculo de mitos, ritos e seres cósmicos. Também me tornei alvo da curiosidade humana que custou a permanência no Jardim do Éden.
Axis mundi – eixo dos mundos, toquei com minhas raízes a terra e com minhas copas o céu. Interliguei homens e deuses.

SETOR II – CASCOS, TRONCOS E GALHOS: A HISTÓRIA
Por mim a humanidade navegou. Fui embarcação para seus sonhos de grandeza, domínio e riqueza. Fui também o motivo de tanto querer transpor limites tornando o impossível algo possível.
Assentei o mundo colonial sendo símbolo de ostentação e fartura dos senhores de engenho. Recebi a dor que provinha de canaviais e senzalas. O chicote estalava e eu, silenciada, sofria junto aos filhos de Ébano.
Observei a realeza, idas e vindas dessa terra brasilis.
Rimando selvagem e civilizado, envolvi em meus galhos, com minhas raízes, as pilastras, os balaústres tornando-me palco verdejante no coração da Amazônia.
Fui limite entre dois mundos.



SETOR III – POR MINHAS RAÍZES, BATUCAI!
Pelas mãos geniosas e geniais emiti inúmeros sons. Derivaram de mim tambores, violinos e alaúdes. Sonoridade e musicalidade entrelaçadas em meu corpo. Quando zabumba fui alento à vida ressequida do sertão.
Mas fui bem mais. Por minhas raízes floresceu o samba. Escolas e blocos foram acolhidas por meus galhos, folhas e frutos.
Transcendi e me tornei virtual gerando incontáveis agremiações – sonhos de meninos – que brincaram de carnaval. Ganhei patente e coroa tornando-me a imortal do samba – Imperiais do Samba. Como uma fênix renasço folha por folha, esticando meus galhos, aprofundando minhas raízes mostrando a força que possuem.
A você do mundo real, virtual, de ontem, de hoje e de sempre…por minhas raízes, batucai!!  

Author: Netto

Share This Post On