Caprichosos do Boa Vista já tem sinopse para 2017

A Caprichosos do Boa Vista, vice-campeã do Grupo de Acesso em 2016, apresenta sua sinopse para o Carnaval Virtual 2017. O enredo segue a linha de enredos paulistas e paulistanos: a Arara Azul contará a história de Tebas, um escravo que conseguiu sua alforria por sua tremenda habilidade de construtor, sendo responsável por boa parte das construções altas da São Paulo do século XVIII.

Conheça o enredo da Caprichosos do Boa Vista para sua estreia no Grupo Especial em 2017.

 

CONSTRUINDO UM SONHO DE LIBERDADE

logo-caprichosos-2017

 

Os navios negreiros traziam cada vez mais almas para o novo mundo para o seu suplício no novo mundo. Uma destas almas chegou ao Porto de Santos, no século XVIII, disposta a conquistar sua liberdade, uma alma que seria conhecida como Tebas. Escravo do célebre mestre de obras Bento de Oliveira Lima, aprendeu o ofício com seu mestre e senhor.

Chegaram à pequena São Paulo do Paraitinga onde Tebas se torna conhecido por seus trabalhos em construções altas. Ele constrói a torre da primeira Catedral da Sé e executou a reforma do frontispício da mesma Catedral traduzindo toda a religiosidade que sentia para suas obras, numa época onde não existiam engenheiros de ofício e muito menos erudição nas construções paulistanas.

Sua notoriedade lhe rendia 640 réis por dia, uma vez e meia o salário de um construtor branco, pois tinha concepção de trabalho avançada perto do conhecimento da época, o que lhe rendia bons trabalhos. Foram diversas obras de renome e beleza, inclusive hoje consideradas patrimônio histórico e artístico.

A pequena cidade das obras de Tebas ganha destaque e para sua modernização, grandes obras são destinadas a Mestre Bento e seu escravo. A introdução do tijolo, fabricados numa Olaria de propriedade do Mosteiro do São Bento na Região de São Bernardo e São Caetano, permitiu que as construções ficassem cada vez mais altas.

Sua imensurável capacidade e paixão pelo trabalho lhe rendeu sua liberdade, com o auxílio de seu então mestre Matheus Lourenço de Carvalho, que também lhe ajudou na oficialização de seu trabalho como pedreiro.

Cada vez mais suas obras passaram a decorar a nova São Paulo, muitas delas como o primeiro sistema de distribuição de água da cidade, o Chafariz da Misericórdia. No Largo da Memória existe um obelisco até hoje que foi construído por nosso sagaz construtor. Sua última obra de grande impacto foi a reforma da fachada do Mosteiro de São Bento.

Nosso improvável herói morre aos 90 anos, vítima de gangrena, não sem antes ter atingido a honraria de Juiz de Ofício, que poucos alcançaram e nenhum outro negro chegou jamais a ter, documento esse que está localizado no Museu Ultramarino em Lisboa. Depois de tanto construir seus edifícios altos, foi velado em uma de suas obras, na Igreja de São Gonçalo, próximo ao Marco Zero da cidade de São Paulo.

A Caprichosos do Boa Vista vem mui respeitosamente honrar a memória de uma pessoa que poderia ficar escondida nos meandros dos livros de história, o nem mesmo ser identificada neles, mas que deixou um legado que vai muito mais longe do que apenas edifícios construídos, mostra a luta de um homem, que através de seu humilde ofício alcançou sua liberdade em um tempo onde isso era virtualmente impossível.

Author: Carnaval Virtual

Share This Post On