Conheça o enredo do GRESV Imperiais do Samba para o Carnaval 2018

IMPERIAIS DO SAMBA
ANANSI – UM NOVO ITÃ À HUMANIDADE

É noite…
Sem estrelas, sem luar e sem horas. É a noite que se traveste de dia quando o sol se ergue no horizonte. Mesmo assim ainda há escuridão, cada vez mais densa sendo lançada de dentro e para dentro dos seres humanos. Nessa noite escura transbordam verdades absolutas onde floresce a intolerância.
A palavra de Deus – o mesmo de todos nós independente da crença – se torna arma para o ódio perseguir e destruir a fé que não é a mesma do algoz. O Cristo de braços abertos sobre a Guanabara cerra seus olhos para não ver o quanto deturparam seus ensinamentos. “Perdão meu pai, eles não sabem o que fazem.”.
Contra a intolerância disfarçada de verdade, contra a fúria arrasadora dos adoradores do novilho de ouro – ouro subtraído de fiéis manipulados – e que tentam calar os tambores e as histórias de matriz africana, a Imortal do Samba evoca o poder mitológico de Anansi, aquele que foi capaz de tecer as histórias do mundo todo.
Que possamos reescrever a história do povo brasileiro. Que seja uma história de tolerância e respeito, permitindo assim que os tambores de cada terreiro possam manterem vivas suas tradições e vivos os itãs (mitos) dos encantados Orixás.
Contra você que fala de Deus sem colocá-lo no coração…
Contra você que faz da bíblia uma arma de ódio…
Contra você que ergue seus templos sobre a exclusão…
Contra todos que não aceitam que toda fé conduz ao mesmo Deus…

ANANSI
UM NOVO ITÃ À HUMANIDADE

Author: Netto

Share This Post On