GRESV Imperatriz Itaocarense lança sinopse para o Carnaval Virtual 2016

FIGA, ARRUDA E GUINÉ, PROTEÇÃO E SORTE

As ervas sempre foram utilizadas pelo homem, desde os tempos mais remotos, como fontes de cura e bem estar e foi a partir desta sabedoria popular que seu uso foi se expandindo, passando de pai para filho, atravessando gerações e despertando inclusive interesse científico, o que ampliou e expandiu ainda mais as suas diversas aplicações e efeitos medicinais.

1º SETOR – PROTEÇÃO QUE VEM DE LONGE

Mas algumas plantas suplantam os efeitos terapêuticos e acabam ficando conhecidas, através da força da sabedoria e das crenças populares, pelos seus poderes energéticos de limpeza e proteção espiritual, cuja fama vai sendo passada de geração em geração. Mito, crendice, ou superstição para alguns, ou uma ajuda realmente eficaz, para outros, o fato é que, desde os tempos mais remotos, várias culturas agregam este simbolismo “mágico” a determinadas ervas e as utilizam largamente, até os dias atuais.

Falaremos da Arruda, figa e da Guiné, plantas e do amuleto que vem através dos anos protegendo e servindo a civilização, sorte para quem tem e quem procuram, vamos de forma alegórica contar os benefícios e a trajetória dessas erva e também mostraremos a proteção que a figa de Guiné pode exercer em nossas vidas espantando o mal olhado e as ervas liberando o negativo e atraindo o positivo através de nossas vibrações.

Uma crença popular de raiz africana, remontando aos tempos coloniais, dita que os homens usem um pequeno galho de folhas por cima de uma orelha, ou que um galho das mesmas seja mantido no ambiente, para espantar maus espíritos.

2º SETOR – NOSSA PROTEÇÃO

É ai que entra a nossa historia

Voando nas asas da Fênix levaremos no bico nossas ervas e nas garras uma fica de guiné, munidos de proteção iniciaremos nossa viagem em busca do desfile perfeito, tomados de energias positivas iremos para a batalha contra a inveja e o mal olhado.

Arruda e Guiné

Evita o olho gordo dos invejosos além de afastar os maus olhados. Um galhinho de arruda atrás da orelha, ou um pé de arruda plantado em um vaso, colocado à entrada da casa, garantem que apenas energias positivas entrem em sua vida!

Desde a antiga Grécia, era usada para afastar doenças contagiosas. Os escravos africanos usavam-na contra mau-olhado. A igreja, no início da era cristã, fazia raminhos de arruda para espargir água-benta nos fiéis.

Na antiga Roma a arruda (ou alguma das espécies do gênero Ruta) era usada como tempero para carnes.
Esta citada na Bíblia e era cultivada na Palestina. É considerada a erva sagrada da Lituânia. Na idade média, seus ramos eram utilizados como proteção contra as feiticeiras e os possuídos eram obrigados a ingerir a erva com vinho.

No Brasil veio com os colonizadores e eram vendidas pelas ruas pelas negras escravas, virou ingrediente indispensável nos cultos afro-brasileiros. As figas da guine são feitas do caule deste arbusto.
Plantar um pé de guiné em casa afasta mal olhado.

Figa

Vamos falar da figa de guiné originalmente um amuleto italiano, chamado Mano Fico, também era usada pelos etruscos na era romana. Mano significa mão e Fico ou Figa é a representação dos genitais femininos, e era associado à fertilidade e erotismo.

Na Turquia este sinal, conhecido como “nah”, é um gesto muito conhecido e altamente ofensivo.
Em países de língua inglesa, como nos Estados Unidos, é uma brincadeira infantil em que se simula arrancar o nariz de uma criança de seu rosto.

No Brasil, esse sinal simboliza os desejos de boa sorte. Hoje é usado como amuleto contra olho gordo na crença de que o obsceno distraia o mal.

Figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar enfiado entre o indicador e o do meio. A figa é usada supersticiosamente como um sinal de proteção contra maus agouros, perigos, má sorte e forças maléficas.

A figa chegou ao Brasil através da colonização europeia, não demorando em ser incorporada às religiões afro-brasileiras como um símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Segundo os crentes destas religiões, a figa é um amuleto que ajuda a “fechar o corpo” da pessoa contra as forças do mal, garantindo proteção aos seus portadores.

A figa de guiné é considerada uma das mais tradicionais, pois é feita com a madeira que leva o nome do amuleto: guiné. Algumas fontes citam que a figa de guiné é assim conhecida porque ter sido trazida para o Brasil através de povos africanos que vivem em Guiné Bissau.

3º SETOR – PROTEGIDO E ABENÇÕADOS

Essas ervas tem uma aplicação eficaz nos trabalhos para os orixás, Orixás esses que estamos pedindo proteção e que através da agua limpe nossos caminhos e irradie energias positivas e nos traga sorte… Sorte de ter fé e levando um ramo de Arruda que nas mãos de nossa Preta velha (Nossa Senhora) padroeira de nossa escola vai nos benzer, abençoar e abrir nossos caminhos e com a figa estaremos protegidos para buscar a vitória, neutralizando o mal olhado venceremos esta batalha.

Nosso enredo tem como proposito levar a vocês compositores a base e a discrição da qual cada elemento do enredo se encaixa deixando livre a criatividade nos versos de exaltação a sorte e a nossa esperança de um bom desfile.
Nesta viagem mostraremos a força de nossa escola com a proteção de nossos orixás e com nossos amuletos e erva construiremos uma barreira para que possamos enfrentar este adversário e mostrar que nossa fé vai buscar a vitória

Vamos minha IMPERATRIZ com energia espalhar felicidades.
Tire o “olho” de meu samba – E do meu carnaval!

Author: Netto

Share This Post On