ARESV Arranco da FGAF

IMG-20170719-WA0001 - Bruno Lemos Surcin

Associação Recreativa Escola de Samba Virtual Arranco da FGAF

Fundação: 24/12/2004
Cores: Azul-claro, vermelho e branco
Símbolo: Papagaio e cabana
Cidade-Sede: Rio de Janeiro/RJ

CARNAVAL 2017

Enredo: … E o dia clareou: Exewê Bábá, Epá Bábá! Um cântico em Yorubá pela preservação da vida!
Autor do Enredo: André Policarpo

FICHA TÉCNICA: 

Presidente: Bruno Lemos Surcin
Carnavalesco: Pedro Filho
Intérprete: Hugo Junior
Presidente de Honra: Ricardinho Delezcluze
Vice-Presidente: Ruan Santos
Apoiador: Barvillar
Departamento de Carnaval: Waldecy Aguiar, Zé Rixa e Jorginho Costureiro
Presidentes da Ala de Compositores: Careca Testa de Empada e Caiçara Parrudo
Presidente do Conselho Deliberativo: Jorginho Costureiro
Presidente da Ala da Velha Guarda: Jorginho Experiente
Coordenadoras da Ala das Baianas: Tia Rocha e Tia Tocha
Rainha de Bateria: Carol Grimião
Musa da Escola: Daniele Cabral

HISTÓRIA:

O Arranco da FGAF foi fundado na véspera do Natal de 2004, onde um grupo de jogadores de Copasfora resolveu fundar um bloco. Com suas raízes arraigadas na Federação de Copasfora nascia o bloco Acadêmicos da Federação. Os seus fundadores, entretanto, ainda mudaram o nome da agremiação mais uma vez, agora para Unidos da FGAF. Tudo assim correu até chegar ao carnaval quando na sede da FGAF ocorreu o desfile do enredo “Loru loréu loré lo loréu” sobre nosso patrono. Convidamos para concorrer conosco um bloco da nossa rua, Império da Asa Temperada. Como tal bloco não possuía enredo e os componentes brigaram provocando um grande tumulto onde teve “porrada” e tiroteio, acabamos ganhando o carnaval.
Um de nossos componentes, porém, muito informado sobre carnaval e freqüentador assíduo de fóruns sobre o assunto na internet, descobriu um projeto de carnaval virtual na internet, a LIESV, e trouxe ao nosso conhecimento. Nosso presidente na época, Roniel Jacinto imediatamente aprovou a ideia e levou ao conhecimento de nosso patrono e ex-presidente Loro Loréu que também deu seu aval.
Assim foi fundada a Agremiação Recreativa e Escola de Samba Virtual (sigla inspirada na Vizinha Faladeira, tradicional escola do carnaval carioca) ARRANCO (em homenagem a outra escola carioca) da FGAF (sigla de FEDERAÇÃO GRÃO-AREEIENSE DE COPAS FORA, o “c” é mudo).
Anos mais parte por frutos de ideologias diferentes, a LIESV sofreu uma quebra onde 11 escolas se juntariam e formariam a Associação das Agremiações Carnavalescas Virtuais, vulgarmente conhecida como Virtuafolia. No mesmo ano em que ajudou a fundar a nova Liga, a escola se uniu a antiga Acadêmicos da Vila dos Cabanos, liderada na época por Marcinho do Umarizal. Este além de fundar a sede campestre da FGAF no Pará tornou-se intérprete da escola, cargo que ocuparia por anos. Foi em 2007 que fruto desta incorporação a FGAF adotou as cores da AVC (azul, vermelho e branco, deixando as antigas cores vermelho, preto e branco) e acrescentou a cabana ao lado do papagaio como símbolos da escola. Na Virtuafolia ao longo de 10 carnavais, a FGAF fez sua história com carnavais de qualidade e de bastante identidade.
Após um problema interno que culminou no encerramento da Virtuafolia, o Arranco da FGAF se filiou à Carnaval Virtual, nova Liga do Carnaval Virtual. E sua filosofia nesta nova liga é fincar as raízes insulanas e figurar sempre entre as primeiras colocadas. A FGAF continuará sendo sempre a POTÊNCIA VIRTUAL e a cada ano afirmamos essa frase-mor do nosso Presidente de Honra Ricardinho Delezcluze.

AnoEnredoColocaçãoGrupo
2005Você tem dado em casa? A FGAF abre o jogo e te chama pra jogar7º LugarGrupo de Acesso
2006A Ilha de todos os sambas5º LugarGrupo de Acesso
2007Cabanos - exemplo para um povo de braços cruzados5º LugarGrupo de Elite
2008CURUPACO! CURUPACO! Dá o pé Loréu... É a papagaiada da FGAF3º LugarGrupo de Elite
2009Justiça para quem precisa5º LugarGrupo de Elite
2010É o fim do mundo8º LugarGrupo de Elite
2011O fabuloso destino de Alexandre dos Santos Lima, o King Size das Barcas12º lugarGrupo de Elite
2012G.R.E.S.V. Nerd Feliz7º lugarGrupo de Acesso
2013Sangue de Liberdade - O Levante MalêCampeãGrupo de Acesso
2014Se você não tem sorte, a FGAF abre o jogo e te chama pra jogar9º lugarGrupo de Elite
2015Da pedra tiro leite, ela é fundamental. Lascada, polida, preciosa de fato... Tiro do sapato enredo pro meu carnaval!8º lugarGrupo Único
2016Não desfilou
2017... E o dia clareou: Exewê Bábá, Epá Bábá! Um cântico em Yorubá pela preservação da vida!Grupo de Acesso

Notícias Relacionadas

  • Conheça o enredo para a estreia do Arranco da FGAF no Carnaval Virtual

    … E o dia clareou: Exewê Bábá, Epá Bábá! Um cântico em Yorubá pela preservação da vida! Autor: André Policarpo Texto e Pesquisa: André Policarpo Direção Cultural e Artística do A.R.E.S.V. Arranco da FGAF   Introdução:   O nosso glorioso Arranco da FGAF, em sua missão ao apresentar um enredo Afro-Contemporâneo como proposta para o […]
    Ler mais
  • Samba Oficial 2017 – ARESV Arranco da FGAF

    E o Dia Clareou: Exewê Bábá, Epá Bábá! Um Cântico em Yorubá Pela Preservação da Vida! Compositor: Marcos Mano e João Vidal Interprete: Hugo Júnior   Exeuê Bábá, Epá Bábá! Já clareou, vou despertar É a FGAF em louvação Yorubá Minha missão é preservar! Hoje vou lhes contar Um Itã de tão sagrada cultura E […]
    Ler mais