Império do Progresso apresenta sua sinopse para o Carnaval Virtual 2016

Justificativa

Eis a águia novamente, altaneira e majestosa, na luz de uma passarela!

De espírito renovado e com a certeza de mais uma vez erguer a bandeira da cultura popular brasileira, o Império do Progresso apresenta seu enredo para o Carnaval Virtual 2016.

Consideramos o ato de cantar uma das formas mais puras e autênticas de expressão da humanidade. Por tal consideração, tomamos o canto como fio condutor da proposta de enredo que será desenvolvida.

“Canta, Canta Minha Gente…” nasce inspirado no projeto “O Canto Livre de Angola” idealizado por Martinho da Vila nos anos 70, com a intenção de estreitar os laços de amizade entre Brasil e Angola. Durante o processo, a cultura angola fora apresentada para os brasileiros através das obras de inúmeros artistas.

Neste enredo exaltaremos a influência das raízes culturais angolanas no cenário das manifestações rítmicas do Brasil. Exaltaremos o centenário do samba e por fim celebramos a figura de Martinho da Vila, que nos conduzirá por essa viagem, e é considerado embaixador cultural de Angola no Brasil.

Viva Angola!
Viva o Centenário do Samba!
Viva Martinho da Vila!
Canta minha gente!

“Canta, Canta Minha Gente…”

Sinopse

O tambor falará!
Emanando energia e vibração,
Despertando todas as coisas ao seu redor,
O tambor falará por nós…

Que é tempo de evocar o poder da magia. De lá, onde o chão sustenta o negro corpo que com os pés marca sua história. Kimbandeiro é feiticeiro. Kimbandeiro tem o dom da revelação.

A lua clareia teus passos
A dança tem o poder da magia
N?Zambi é a luz, é teu guia
Abre teus olhos para o mundo…

Tu que tens forma de gente, a natureza é tua morada. Sagrados sejam os frutos da terra e dos rios. Sagradas sejam as plantas e os animais. A natureza é tua morada, tu que é herdeiro daqueles que tem forma de gente.

Traz na pele a marca da valentia,
Tem no sangue a força de um guerreiro.
Teu povo celebra…

Das aldeias às cidades. O poder sobrenatural que transforma homem em bicho. A força dinyânga em memória dos caçadores. Oferendas para as deusas das águas. A felicidade. A devoção.

Quando o corpo fora aprisionado,
Luanda virou saudade.
A incerteza singrava o mar,
Eis a nova terra, em nome de Deus…

O batismo para o grilhão e a dor. Do Cais do Valongo para todos os lugares. Cantar foi a forma de buscar forças. Assim giraram as moendas nos canaviais. Floresceram algodoeiros. Bateram as bateias nas beiras de rio. O ganho nas ruas, riqueza para seus senhores. A negritude foi o braço forte que fez desta terra Brasil.

Miscigenada melodia liberta nas praças,
Afro-brasileiro,
O som, o ritmo, o cortejo…

Da corte do maracatu. Se tem bandeira para fazer oração, o reisado rima o verso pedindo proteção. Tem os tambores do rei do congo e as fitas coloridas do Ticumbi. Tem a crioula que rodopia a saia colorida. Caboclinhos, o boi e um desejo.

Dessa gente feliz e festeira,
Que faz batucada profana e sagrada,
Chegou a hora de mostrar o seu valor…

Pedindo licença e louvando a divindade de seus ancestrais. Para fazer vibrar o Semba ou girar no samba de roda. Incorporar a força de um Cucumbi. Para mais tarde erguer na Pedra do Sal o teu estandarte centenário. Salve o Samba, o rei dos terreiros.

Que me fez ser quem eu sou,
Me batizou Martinho,
Aquele da casa onde todo mundo é bamba,
Lá pelas bandas de Vila Isabel…

Onde finquei minhas raízes para cantarolar sob um céu de bênçãos do poeta Noel Rosa. Por essas calçadas musicais, nesta mesma Vila, de tantos imortais, coroados no azul e branco do seu pavilhão: Valeu Zumbi!

Pois a força de tua luta corre em minhas veias,
Pela negritude que se agiganta neste momento,
Por Angola e pelo Brasil…

Eis o canto que desfaz amarras e preconceitos. Eis o canto pela liberdade. Eis o canto dessa gente que vai gerar um futuro de amor. Que só vai cantar em tom maior…

Tudo aquilo que lhe traz felicidade,
Por isso, canta!
Canta minha gente, deixa a tristeza “pra” lá!
Canta forte, canta alto,
Que o Império do Progresso vai passar!

Author: Carnaval Virtual

Share This Post On