Mocidade apresenta seu enredo para 2017

Mais uma agremiação do Grupo Especial apresenta seu enredo para 2017. A Mocidade canta a influência muçulmana na cultura ocidental com o enredo “Mussurumins”, desenvolvido por Vítor Saraiva. A sinopse é de Rodrigo Raposa. Confira.

 

MUSSURUMINS

Sob a luz de uma lua crescente e de uma estrela solitária, peregrinou o sábio Maomé. Buscando o conhecimento que a sociedade cristã privara seus seguidores de ter, o peregrino encontrou-se com um anjo.

Disse-lhe o anjo: “diz a teu povo da existência d’um único Deus; diz a teu povo que adore apenas a este Deus; diz a teu povo que busque conhecimento.”

O peregrino tornou-se profeta. E este profeta deixou para nós um legado, meu senhor. Este profeta nos deixou o conhecimento. Conhecimento de um Deus maior que todas as coisas; um Deus de ciência e de união. Um Deus sem imagem nem forma… Apenas um nome. Eis meu bom Alá, meu senhor.

Meu povo, o povo árabe, foi lapidado com a arte da escrita. De traços e pontos fizemos palavras, e das palavras fizemos império. Um império humilde, senhor, que tinha como único objetivo espalhar a boa nova da revelação de Alá. Na Casa da Sabedoria, traduzimos o conhecimento ocidental para a língua árabe, e disseminamos a ciência dos grandes pensadores e filósofos do mundo. E onde há conhecimento, há a descoberta. Criamos os números e a matemática… A cartografia e a astronomia… Ciências das quais os nossos povos hoje dependem, senhor.

Assim como Maomé, meu povo peregrinou também. Seguiu em direção ao leste, espalhando a cultura e o conhecimento por onde passava. A influência árabe, senhor, chamas de gótico, bizantino: as formas sublimes da arquitetura que o Renascimento adotou do meu povo. De mesquitas se fizeram basílicas. Na Espanha, demos forma e cor ao sul da Ibéria. Em Portugal, emprestamos nossas palavras à língua latina.

Com a astronomia, observando as estrelas do céu do dia e da noite, os portugueses desenvolveram a navegação, e da navegação fizeram escola. Com as palavras suas e as de nosso povo, fizeram canções de amor e saudade.

E graças à navegação, chegamos ao Brasil, meu senhor. Viemos como escravos, súditos dos portugueses. Escravos, muitos, que sabiam, sim, ler, em árabe, e conheciam as palavras do profeta Maomé através do Corão, misturados àqueles iorubás, que adoravam seus orixás. Fomos obrigados a seguir o mesmo catolicismo que um dia nos privou de conhecimento e ciência. Resistimos. Lutamos. Deixamos nossa marca. Da água de cheiro que lava a escadaria do Bonfim às abóbadas da Piedade, e até nas roupas dos próprios orixás.

Não eramos insolentes não, senhor. Eramos insubmissos. O sabor da liberdade, este não se confunde.

Dessa mistura surgiu o samba, meu senhor. À sombra da jaqueira, a Portelinha soava o adufe, marcando o passo do componente. A mão do tocador no couro já deixava claro quem vinha lá. Ah, o samba! Esse ritmo que canta a liberdade e a busca de conhecer novos mundos e estórias… Certamente abençoado por Alá!

Isto sou eu, e isto somos nós. Nós que nos misturamos e emprestamos um pouco de nós por onde passamos. Na Europa, mouros; no Brasil, curumins muçulmanos – mussurumins. Seguindo a direção da lua crescente e sua estrela solitária no caminho da paz!

 

REGRAS DO CONCURSO DE SAMBA ENREDO:

– O prazo para recebimento se expira no dia 16 de Abril de 2017 (Domingo) às 23h59.
– Os sambas podem ser feitos solo ou em parceria e podem ser enviados quantos sambas quiserem;
– O áudio do samba deve ser enviado em qualquer arquivo de áudio, de preferência WMA ou MP3. O acompanhamento musical fica a critério do(s) compositor(es);
– As obras devem ser enviadas para o presidente da escola (Netto Gomes) através do email gresvmocidade@gmail.com ou waltergcnetto@gmail.com, caso prefira, pode também ser enviado por mensagem no facebook ou pelo whatsapp informados abaixo.
– O(s) compositor(es) receberão um e-mail confirmando a inscrição do samba;
– Para esclarecimento de dúvidas em relação ao enredo, revisão de letra e afins, entrar em contato pelo:
Fanpage da agremiação: https://www.facebook.com/gresvmocidade/
facebook presidente: https://www.facebook.com/netto.gomes.7
Whatsapp presidente: (27) 99821-3865

Author: Carnaval Virtual

Share This Post On