Nota Oficial nº 03/2016

Considerando a votação realizada junto ao Painel Deliberativo do Carnaval Virtual ocorrida entre os dias 9 e 12 de Novembro de 2016,

A Diretoria Administrativa vem apresentar as deliberações para o Carnaval Virtual 2017, tal como acordado entre as agremiações filiadas. As informações presentes nesta Nota Oficial não estão, exceto onde explicitamente indicado, sob caráter de escrutínio, sendo estas já escolhas realizadas entre as agremiações filiadas ao Carnaval Virtual e participantes do Painel Deliberativo.

 

Seção 1: Das Datas dos Desfiles

1. Os desfiles do Carnaval Virtual 2017 acontecerão nos dias 08 e 09 (se necessário) de Setembro de 2017 para o Grupo de Acesso, e 15 e 16 de Setembro de 2017 para o Grupo Especial.

 

Seção 2: Do Corpo de Julgadores

2. Cada um dos cinco quesitos em julgamento no Carnaval Virtual contará com três julgadores, tendo cada grupo seu corpo de julgadores próprio, podendo partilhar de um máximo de 25% de pessoal (isto é, até 4 julgadores poderão atuar em ambos os grupos).

 

Seção 3: Da Apuração

3. A partir do Carnaval Virtual 2017, a ordem de leitura dos quesitos será sorteada antes da leitura das notas, servindo este sorteio como critério de desempate sob a metodologia do entendimento da ordem inversa da leitura destes (isto é, o último quesito a ser lido é o primeiro a ser examinado para o desempate).

4. Fica decidido que a nota descartada durante a leitura das notas influenciará no desempate, caso necessário.

 

Seção 4: Da Cláusula de Barreira

5. Está mantida a cláusula de barreira.

 

Seção 5: Das Imagens Dinâmicas

6. Fica vedado o uso de imagens dinâmicas (“GIFs”).

 

Seção 6: Dos Prazos Máximos

7. Fica definido como limite máximo para alterações na página de desfile de cada agremiação o de dois dias antes do desfile (isto é, 06-07/09 no Grupo de Acesso, e 13-14/09 no Grupo Especial).

8. Fica definido como limite máximo para envio do organograma e do áudio ao-vivo de cada agremiação o de três dias antes do desfile (isto é, 05-06/09 no Grupo de Acesso, e 12-13/09 no Grupo Especial).

 

Seção 7: Da Cláusula de Emergência

9. Fica reconhecida a Cláusula de Emergência como a autorização de participação de carnavalesco de outro grupo, sendo a agremiação punida de maneira proporcional aos desenhos faltantes antes do lançamento desta cláusula.

 

Seção 8: Do Sorteio da Ordem de Desfiles

10. Fica acordado que as agremiações do Grupo Especial serão pareadas de acordo com sua colocação no Carnaval Virtual 2016 para motivos de sorteio, sendo os pares:

  • Bohêmios Samba Club e Ponte Aérea;
  • Acadêmicos do Setor 1 e Império do Progresso;
  • Escola Virtual da Amazônia e Flor de Lótus;
  • Mocidade e União da Gávea;
  • Dragões Lendários e Rosa Vermelha;
  • Bambas de Ouro e Imperiais do Samba;
  • Cruzeiro do Sul e Recanto do Beija-Flor; e
  • Apoteose e Caprichosos do Boa Vista.

11. Em decorrência da volatilidade do Grupo de Acesso, dada sua particularidade do número flutuante de agremiações de acordo com o número de inscrições, não haverá pareamento.

12. Uma vez sorteadas, as agremiações poderão trocar sua posição de desfiles apenas dentro do dia em que foram sorteadas. No Grupo Especial, fica vedada a troca com sua agremiação par.

 

Seção 9: Das Punições

13. Haverá uma discussão com as agremiações do Painel Deliberativo acerca das punições e seus pesos, que devem ser revistos.

 

Seção 10: Dos Limites Áudio-Visuais

14. Fica definido o limite de alegorias entre 4 e 6 para o Grupo Especial, e entre 3 e 4 para o Grupo de Acesso.

15. Fica definido o limite de tripés e elementos alegóricos até 3 para o Grupo Especial, e até 2 para o Grupo de Acesso. Entende-se que o tripé utilizado pela Comissão de Frente, se houver, participa da contagem de tripés da agremiação.

16. Fica definido o limite de alas entre 20 e 30 para o Grupo Especial, e entre 15 e 20 para o Grupo de Acesso.

17. Fica definido o limite de destaques de chão e guardiões de Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira até 4 em ambos os Grupos. Entende-se que a Rainha de Bateria, se houver, NÃO participa da contagem de destaques da agremiação.

 

Seção 11: Da Promoção e Rebaixamento Para o Carnaval Virtual 2018

18: Fica definido que o número de agremiações promovidas e rebaixadas entre os Grupos Especial e de Acesso será dependente do número de agremiações desfilantes no Grupo de Acesso, havendo a promoção e rebaixamento nos grupos cabíveis de:

  • 2 agremiações caso até 10 agremiações desfilem no Grupo de Acesso;
  • 3, caso mais de 10 e até 20 agremiações desfilem;
  • 4, caso mais de 20 agremiações desfilem.

 

Seção 12: Da Divulgação de Sinopses

19. (Item de Votação 12.1 VETADO pela Presidência)

 

Seção 13: Da Composição de Sambas-Enredo

20. Fica autorizada a composição de sambas-enredo, encomendas inclusive, por membros da própria agremiação, exceto seu presidente.

 

Seção 14: Da Cronometragem de Desfile

21: Fica definido o limite de tempo do áudio ao-vivo das agremiações do Grupo Especial entre 25 e 30 minutos, e do Grupo de Acesso entre 20 e 25 minutos, “esquenta” inclusive.

22. Fica definido o limite de tempo do áudio ao-vivo dedicado ao “esquenta” em 3 minutos.

 

A Diretoria Administrativa aproveita o ensejo para parabenizar as agremiações do Painel Deliberativo pela diligência e proatividade na discussão dos pontos supracitados.

 

Rodrigo Pereira
– Diretor Administrativo do Carnaval Virtual

Author: Carnaval Virtual

Share This Post On