No princípio era só sorriso! Conheça o enredo da Me Chama Que Eu Vou para o Carnaval Virtual 2022

O  GRESV Me Chama Que Eu Vou divulgou o enredo que levará para a disputa do Grupo de Acesso I do Carnaval Virtual 2022.

Pavilhão oficial da agremiação

A tricolor do Rio de Janeiro irá apresentar o enredo “No princípio era só sorriso!”, de autoria de Ademar Netto.

Confira abaixo a sinopse do enredo:

No Princípio era só sorriso! 

Achavam que não iam me ver em 2022? Não contavam com a Minha Astúcia. Magau enganou a todos para fazer Comédia.

Para o Carnaval 2022 o G.R.E.S.V Me Chama Que Eu Vou apresentará aos amantes do Carnaval Virtual o gênero teatral que por meio de situações bem-humoradas pretende provocar o riso, a Comédia!

Como numa grande Procissão, uniremos humor e ironia, fazendo a avenida explodir numa enorme Gargalhada!

Afinal, No Princípio era só Sorriso!

SINOPSE

Ah o Mundo….. Imenso Palco onde se encena a vida! Somos todos personagens vivendo e representando, cada um à sua maneira, a curta cena que lhe foi legada.

Nossa Cena é apresentada inteiramente por Magau e seus súditos.

Como num porre de Felicidade, Magau conhece Dionísio, “O Deus do Teatro”, que lhe apresenta a “Comédia”.

Aliás, vou me utilizar de uma obra que Paul Saint Victor (1827/1881), publicou em 1880 cujo título é Les deux masques (As duas máscaras), na qual ele diz que tragédia e comédia são “as duas máscaras do homem: o sofrimento e o riso”.

Não há como conhecer um isolado do outro. Tragédia e Comédia se misturam, e Dionísio é o grande propulsor de tudo isso, afinal, considera-se que da procissão dionisíaca teriam surgido tragédia e a comédia.

Juntas até certo ponto, a grande diferença entre elas é que a comédia é a imitação do povo comum, a chamada classe inferior, não à toa, durante o Império Romano instalou-se o “Pão e Circo”. Com Gladiadores e feras se engalfinhando no Palco máximo do Império Romano, nasceu um programa cativo para os habitantes do grande império do Ocidente. Era o Homem rindo de si mesmo diante dos sangrentos espetáculos nas arenas. Não havia fórmula melhor para evitar revoltas sociais de grandes dimensões.

Logo oficial do enredo

Mas, nem todos consideravam que No Principio era só sorriso! A Comédia foi banida e por mais de quinze séculos sequer foi alvo de qualquer abordagem ou teoria.

Como tudo que vai, volta, com o sob a Luz do Renascimento o riso contido dá lugar a apresentações feitas em palcos improvisados. Nas ruas, nas praças públicas, a Comédia voltava ao seu lugar de fato e de Direito, Aos Braços do Povo. Não mais cheia de ritos e formas, passou a ser baseada na espontaneidade dos atores, era o início da Consagrada Commedia Dell´Arte.

Incrédulo por toda essa história, Magau se questiona, Mas e o Brasil? Por aqui os primeiros relatos de Comédia são marcados pela obra O Juiz de Paz na Roça.

Passando pelo Tablado e a arte do Improviso de Maria Clara Machado, o Gênero se espalhou, se adaptou, a ponto do Brasil ser um grande exportador de comédia para o mundo.

E no Carnaval, que deveria ser o triunfo, uma espécie de liberação temporária da liberdade dominante e do regime vigente, uma verdadeira abolição provisória de todas as relações hierárquicas, privilégios, regras e tabus, todo ano alguém acaba virando motivo de Deboche na Boca do Povo.

Numa festa tão autêntica, cheia de alternâncias e renovações, existem tesouras voando para cortar asas.

Por isso que Magau manda avisar “Deixa o circo pegar fogo, porque quem ri por último, ri melhor! ”

Adelante, Arlequins, Colombinas e Pierrots. Todos Súditos do Nosso Rei, Magau, afinal, se No Príncipio era só sorriso, nosso espetáculo Jocoso, Debochado, para Gargalhar não podia acabar em tom de “Tragédia”.

É Festa Amor, Sorria! A Me chama chegou, com amor e Sutileza e mil risos libertou!

Author: Lucas Guerra

Share This Post On