Ainda com Dúvida?

Ainda possuí qualquer dúvida a respeito do Carnaval Virtual? Neste “Perguntas e Respostas (FAQ)”, mostramos os mais frequentes questionamentos que recebemos pelos membros e usuários que buscam informações acerca do projeto. Consulte!

O que é o Carnaval Virtual?

O Carnaval Virtual é um projeto que tem por objetivo promover e estimular pessoas de todas as classes, regiões, idade, gênero, crença, cor e atividade, a cultura do carnaval. Para isso, anualmente realiza um Desfile Virtual, onde agremiações virtuais desfilam como uma escola tradicional real. Qualquer pessoa pode criar uma escola de samba virtual, bem como, entrar numa escola virtual já existente.

Como se faz o Carnaval Virtual?

Para melhor entendimento, o Carnaval Virtual se assemelha ao carnaval real em tudo. Há o desenvolvimento do enredo, a confecção da sinopse, as eliminatórias de samba-enredo, divulgação do samba (que pode ser gravado em estúdio) e o desfile em si. A grande diferença resume-se na execução do projeto. O Carnaval Virtual desfila somente com os desenhos e traços do artista. Assim, não há o trabalho de executar o projeto, como por exemplo, confeccionar uma fantasia. Tudo termina no âmbito do projeto, do desenho.

Participar do Carnaval Virtual é pago?

Não. Nenhuma participação no Carnaval Virtual envolve pagamentos. Todo o projeto é feito pelos membros que dele fazem parte sem nenhum tipo de quantia envolvida.

O que é o Cadastro Geral do Carnaval Virtual?

É um formulário único de inscrição de todos os membros e todas as agremiações que dele participam ou que gostariam de fazer parte do projeto.

É possível obter informações do Carnaval Virtual sem ser um membro ativo?

Sim. Para isso, no Cadastro Geral do Carnaval Virtual, no questionamento: “Gostaria de atuar no Carnaval Virtual”, responda a opção “Não”. Feito isso, você estará cadastrado no Carnaval Virtual e somente receberá nossas informações, boletins, notícias, promoções e experiências.

Como se dá a escolha dos sambas de enredo?

Há a opção de encomendar um samba que, em síntese, é solicitar ao(s) compositor(es) um samba específico para a sinopse proposta. Outra opção é a de elaborar Eliminatórias de Samba-Enredo que, após divulgação da sinopse e regras da disputa, qualquer pessoa pode participar e enviar seu samba para a agremiação.

Os sambas podem ser gravados pelo celular, computador ou qualquer dispositivo que capta e grava o som para ciência da melodia. Após, é encaminhado para a agremiação virtual – costumeiramente por e-mail – junto à letra escrita. Feito isso, é só acompanhar a escolha através do período nomeado de “Maratona de Finas de Samba-Enredo”, através da Rádio do Carnaval Virtual.

O que é a Maratona de Finas de Samba-Enredo?

Trata-se de um período onde todas as agremiações, através da Rádio do Carnaval Virtual, divulgam o samba de enredo vencedor de sua disputa. É feito um programa, ao vivo, transmitido via streaming, através do site do Carnaval Virtual, onde conseguimos acompanhar o resultado de cada escola quanto ao hino oficial.

Após escolhido, os sambas são gravados em estúdio?

A opção de gravação ou não em estúdio fica a cargo da agremiação. O Carnaval Virtual somente atua na organização de agendas e produção junto ao estúdio escolhido. Por sermos um projeto popular, conseguimos pacotes com valores atraentes. Assim, é bem comum e rotineiro a totalidade das agremiações custearem o valor do estúdio e os sambas serem produzidos em qualidade profissional. Vale ressaltar também, a participação de intérpretes consagrados nas passarelas do país!

Como exemplo, já participaram do projeto: Leonardo Bessa, Diego Nicolau, Rogerinho, Anderson Paz, Leandro Santos, Samir Trindade, entre outros.

Onde conseguimos ver as diretrizes do Carnaval Virtual?

O Carnaval Virtual é velado pelo Estatuto Oficial. Já as questões de desfile do corrente ano são estipuladas pelo Regulamento Oficial. Todos disponibilizados de forma clara e transparente em nosso site.

O que é o Painel Deliberativo?

O Painel Deliberativo são as reuniões e encontros dos presidentes das agremiações virtuais regulamente inscritas. Lá, questões relevantes e sem uma definição clara ou conflitante, são discutidas e definidas para o caminho do projeto. O Painel Deliberativo está hospedado na comunidade de relacionamento Facebook, assim, torna-se prudente ter o acesso regular (não sendo obrigatório).

Onde podemos saber as datas e prazos?

Resumidamente, estão expostas na opção Calendário. Todas as instruções, prazos, datas e orientações estão no Regulamento Oficial, anualmente publicado.

Consigo saber mais sobre o projeto e suas notícias?

Claro! Através de nosso parceiro e reconhecido Portal SRZD, através da editoria Carnaval Virtual, é possível ver todas as notícias e informações, diariamente, a respeito do Carnaval Virtual.

Ainda com Dúvidas?

Caso tenha lido todas as etapas do projeto através dos links disponíveis no menu de opções do site, além deste “Perguntas e Respostas (FAQ)” e, não tenha encontrado a resposta de seu questionamento, entre em contato conosco e faça sua pergunta clicando aqui.

Entenda como Participar do Carnaval Virtual

Como na folia real, o Carnaval Virtual oferece diversas funções. Aqueles que têm aptidão para longas pesquisas e elaboração de textos procuram a função de enredista. Outra opção, seria como compositor. Com letras e versos, os sambistas botam a poesia em prática e elaboram sambas para concorrer nas eliminatórias. As duas funções não criam vinculo com as agremiações, podendo participar de quantas escolas quiser!  Saiba Mais

Não há restrições para participação no Carnaval Virtual. São bem-vindos amantes da folia de todas as idades, gêneros e região do país. Basta a vontade de integrar a folia virtual e seguir as orientações do Estatuto e Regulamento. Tudo é gratuito! Para criar uma agremiação, você deve ter na equipe, além do presidente, o intérprete e o carnavalesco. As demais funções não são obrigatórias. Além disso, há necessidade de preencher o requerimento de inscrição de novas agremiações.   Saiba Mais

mascote01O Carnaval Virtual possui diversas atividades e se assemelha as agremiações reais. Frequentemente, as escolas inscritas precisam de novas pessoas, seja em substituição a outro membro ou pela criação de nova função. Cada agremiação estipula funções distintas, somente sendo obrigatórios os cargos de Presidente, Intérprete e Carnavalesco. Para verificar a disponibilidade de alguma função em uma agremiação virtual existente, temos a opção de “Classificados” onde ficam expostas as vagas.   Saiba Mais

Há outras e várias formas de participação no Carnaval Virtual! Presidente, Vice-Presidente, Diretor, Intérprete, Enredista, Carnavalesco, Imprensa e outras já fazem parte das agremiações virtuais. Como vimos, as funções são delineadas pelos membros do projeto, assim, qualquer perfil pode brincar e se divertir nesta folia! Basta gostar do Carnaval como um todo, se inscrever no Carnaval Virtual e nos dizer como gostaria de brincar. De certo, estamos contando com você!  Saiba Mais