Nota Oficial 04/2022 – Atualização dos Regulamentos

Seguindo a atividades da liga, entre os dias 5 de fevereiro de 2022 e 27 de fevereiro de 2022, as agremiações regularmente inscritas foram convocadas para as seguintes ações: Envio de sugestões, debate e votação para atualização dos regulamentos oficiais.

Cada uma das etapas faz parte do processo de atualização dos regulamentos dos grupos de desfile: Especial, Acesso 1 e 2. “Regulamento Oficial” é o nome dado ao documento que rege a organização e desfiles de cada um dos grupos do Carnaval Virtual já especificados nesse texto.

Todas as etapas transcorreram de forma tranquila e ordeira entre os representantes no Painel Deliberativo, e após a contabilização da votação, foram considerados os seguintes resultados:

• Aumento do número máximo de alegorias nos Grupos da Carnaval Virtual
  1. 57,1% Manutenção dos padrões atuais
  2. 42,9% Aumento

• Aumento do número máximo de alas nos Grupos da Carnaval Virtual
  1. 57,1% Manutenção dos padrões atuais
  2. 42,9% Aumento

• Tornar os tripés parte dos elementos facultativos do desfile
  1. 74,3% Favorável
  2. 22,9% Contrário

• Aumento do número de elementos facultativos do desfile
  1. 57,1% Especial: 20, Acesso 1: 15, Acesso 2: 8
  2. 40% Manutenção

• Autorização dos sambas enredo Ao Vivo do carnaval físico (real) como esquenta
  1. 31,4% Autorização mediante regravação do samba
  2. 31,4% Somente mediante autorização
  3. 17,1% Autorização mediante teste realizado pela escola no YouTube
  4. 14,3% Autorização completa e irrestrita

Observação: Após contabilização do item, a votação das agremiações indicou empate. A presidência em conjunto com as diretorias, ao invés de desempatar, optou por liberar a utilização de sambas Ao Vivo para esquenta da seguinte forma: Mediante autorização da regravação do samba por parte dos compositores e/ou utilização de gravações dos áudios de pista (em desfile ou ensaio técnico) ou ensaio (de quadra ou rua), desde que estes não contenham propaganda de veículo de comunicação, redes sociais ou plataformas de streaming (YouTube, Spotify, Deezer, etc.) no áudio. A utilização das mídias dos CDs oficiais de Samba Enredo ou hospedadas em plataformas de streaming segue proibida.

• Mudança da data de entrega do material de desfiles
  1. 57,1% 3 dias para desfile, 2 dias para organograma e Ao Vivo
  2. 25,7% 3 dias para todos os materiais
  3. 17,1% Manutenção do prazo atual

• Eliminação por ausência de entrega de material para escolas que não entregarem os elementos obrigatórios do processo
  1. 65,7% Favorável
  2. 28,6% Contrário

• Caso aprovada a eliminação por ausência de entrega de material, após quantos dias deve ser feita?
  1. 55,2% 5 dias
  2. 27,6% 10 dias
  3. 17,2% 7 dias

• Data dos desfiles no mês de outubro de 2022
  1. 91,4% Favorável
  2. 8,6% Contrário

• Socorro Artístico
  1. 40% Fim do Socorro Artístico
  2. 28,6% Tornar o desfile simbólico com seu uso
  3. 17,1% Manutenção dos padrões atuais
  4. 11,4% Aumento da punição para 4,5 pontos

• Alteração da gerência dos Conselheiros para a Diretoria do Grupo de Acesso
  1. 57,1% Favorável
  2. 31,4 Abstenção
  3. 11,4% Contrário

• Criação do Grupo de Avaliação
  1. 45,7% Favorável
  2. 45,7% Contrário
  3. 8,6% Abstenção

Observação: A presidência em conjunto com as diretorias optou por vetar a criação do Grupo de Avaliação para o Carnaval Virtual 2022. Lembramos aos interessados que existe um dispositivo regulamente que prevê, a qualquer momento, consulta ao Painel Deliberativo para discussão e votação da criação de um novo grupo de desfiles. Desta forma, a direção geral, em momento mais oportuno, retomará as conversas sobre a criação de um novo grupo de desfiles.

• Criação do quesito edição
  1. 82,9% Contrário
  2. 14,3% Favorável

• Mudança da ordem dos finais de semana dos desfiles
  1. 60% Manutenção das datas
  2. 22,9% Início com Especial, seguido por Acesso 1 e finalização com Acesso 2
  3. 17,1% Início com Acesso 1, seguido pelo Especial e finalização com Acesso 2

• Institucionalização da Diretoria de Comunicação e Marketing
  1. 88,6% Favorável
  2. 11,4% Abstenção

• Suspensão das agremiações do Acesso 2 que não obtiverem 96 pontos ou ficarem 4 pontos atrás da campeã
  1. 82,9% Contrário
  2. 11,4% Favorável

• Limitações das vagas do Grupo de Acesso 2, fixando limite em 30 agremiações
  1. 80% Favorável
  2. 14,3% Contrário

• Inserção como segundo critério de desempate o somatório total de notas (com os descartes).
  1. 62,9% Favorável
  2. 37,1% Contrário

Observação: A presidência e as diretorias seguirão o voto favorável dos representantes das agremiações, porém, o item será aprovado com a seguinte alteração textual: Inserção como terceiro critério de desempate o somatório total de notas (com os descartes). Os critérios de desempate anteriores seguem válidos.

• Adotar a nota justificada como aquela a ser constada na leitura de notas
  1. 60% Favorável
  2. 22,9% Contrário
  3. 17,1% Abstenção

Observação: Apesar do parecer favorável das agremiações, lembramos que, o manual do julgador não prevê um modelo de justificativa de notas, ou seja, o julgador pode indicar ou não no texto os seus descontos. Dito isto, a presidência e as diretorias em conjunto optaram por, neste momento, vetar a inclusão do item no regulamento.

• Adotar uma média de notas na ausência da nota subsequente
  1. 51,4% Favorável
  2. 40% Contrário
  3. 8,6% Abstenção

Observação: Ratificamos que a metodologia atual considera, que, em caso de ausência de nota aplicada pelo avaliador, a mesma, é preenchida com a nota máxima, ou seja, nota 10 (nota dez). Lembramos que todas as agremiações, também pela atual metodologia, entram em disputa com as notas máximas possíveis em todos os quesitos e os descontos são aplicados através da avaliação do corpo de jurados aprovados pelas agremiações.

Consideramos também neste parecer que a aplicação de média pode gerar dízimas periódicas, ou seja, um numeral não previsto pela atual metodologia, o que invalida a nota gerando este e outros conflitos não previstos pela direção geral neste momento. Dito isto, o item está vetado.

• Atualização da redação sobre rebaixamento (5 últimas escolas independente de pontuação ou não)
  1. 85,7% Favorável
  2. 8,6 % Abstenção

• Colocar o código #ffffff como padrão da pista
  1. 57,1% Favorável
  2. 31,4% Abstenção
  3. 11,4% Contrário

Observação: A Diretoria Operacional, em consulta realizada pela gestão passada, atestou que este código de edição representa o fundo padrão (fundo branco ou branco puro) da página da passarela de desfiles, seja a antiga ou nova. A partir deste momento este código de edição passará a ser indicado no regulamento como o padrão para as montagens, porém, não configura uma obrigatoriedade geradora de punição para as agremiações.

É preciso lembrar que existem outros códigos de edição de fundo branco, porém, estes podem gerar conflitos entre os monitores/telas de quem monta, assiste ou avalia as agremiações. Caso alguma agremiação opte por utilizar outro código de edição que configure o branco, esta ação, será de responsabilidade da mesma, e também os possíveis efeitos posteriores, seja durante a apresentação (desfiles) ou avaliação por parte do corpo de jurados.

• Incluir perda de 0,5 ponto por minuto excedente de esquenta
  1. 77,1 Favorável
  2. 20% Contrário

• Retirar a obrigatoriedade de envio das regras do concurso no momento de entrega da sinopse, tornando-a opcional
  1. 68,6% Favorável
  2. 17,1% Abstenção
  3. 14,3% Contrário

• Mudança do prazo de tempo de liberação de reedições para 3 anos
  1. 65,7% Favorável
  2. 25,7% Contrário
  3. 8,6% Abstenção

Registre-se e faça cumprir.

Paraíba do Sul, 04 de Março de 2022.

Diego Araújo
Presidente do Carnaval Virtual