Nota Oficial 09/2022 – Descumprimento de estatuto e desfiliação do GRESV Mocidade e GRESV Independentes

No dia 17/04/2022 a diretoria do Carnaval Virtual foi formalmente notificada da fusão entre escolas filiadas.

GRESV Mocidade, pertencente ao Grupo Especial do Carnaval Virtual, fundiu-se com o GRESV Independentes, passando a se denominar GRESV Mocidade Independente.

No documento enviado para a direção da liga, foi informado uma nova presidência, novo pavilhão e, como já informado acima, uma nova denominação de escola.

O parágrafo único do artigo 19º, do capítulo 4 do estatuto oficial do Carnaval Virtual, referente à proibições e punições diz que: “No caso da nomeação de um novo presidente, independente do meio utilizado, é vedado a este o direito a mudar o nome e seu pavilhão de modo a alterar radicalmente a identidade visual e social da ESV no ano corrente de desfile. Na ocorrência deste fato, esta escola passará a ser considerada uma nova ESV, sendo ejetada do Carnaval Virtual, devendo obrigatoriamente participar do Grupo de Acesso. No caso de ano subsequente ao desfile apresentado, as novas denominações, cores ou pavilhão dependem de autorização expressa da Diretoria Artística e da Presidência”.

Após a análise das informações enviadas pelas escolas que realizaram a fusão ficou evidente a violação do estatuto oficial do Carnaval Virtual. As agremiações foram oficialmente informadas sobre a quebra de estatuto e notificadas pela diretoria no dia 30/04/2022, onde foi elucidada a possibilidade de permanência da fusão somente com a denominação de uma das escolas envolvidas no processo de fusão, sendo direcionada ao Grupo Especial do Carnaval Virtual. Caso as envolvidas optassem pela permanência da nova agremiação, os trâmites de direcionamento para o Grupo de Acesso II seriam iniciados, conforme explicita o estatuto oficial.

Notificadas, as referidas agremiações tiveram um prazo de 15 dias para comunicar sua decisão à diretoria da liga.

No dia 07/05/2022 o GRESV Mocidade retornou com a resposta pedindo a desfiliação do quadro de escolas do Carnaval Virtual. Já o GRESV Independentes não se manifestou de maneira oficial e optou pela filiação em outra liga.

Sendo assim, a diretoria artística em parceria e validação da diretoria administrativa comunica as desfiliações das escolas citadas e suas exclusões do quadro de escolas filiadas ao Carnaval Virtual.

Registre-se e faça cumprir.

Rio de Janeiro, 13 de maio de 2022.

Lucas Guerra
Diretor Artístico

Murilo Polato
Diretor Administrativo 

Author: Lucas Guerra

Share This Post On